25 melhores filmes bíblicos sobre Jesus Cristo para assistir na Páscoa

O épico bíblico continua aparecendo como se está à beira de uma ressurreição . No início da última década, vimos grandes veículos de estrelas de cinema baseados em contos do Antigo Testamento em Noé e Êxodo: Deuses e Reis , e quando isso não deu certo, ainda temos Joaquin Phoenix e Rooney Mara tentando trazer uma sensibilidade indie para Maria madalena .


A religião também pode gerar um filme controverso: muito sério e o filme parece hipócrita e monótono, muito irreverente e você corre o risco de fazer 'um filme de holocausto que tem o poder de destruir almas eternamente', como uma freira disse certa vez a Martin Scorsese sobre seu filme de 1988 A Última Tentação de Cristo . Aqui estão os 25 melhores filmes sobre o homem a quem podemos agradecer pela enorme quantidade de chocolate que comemos em vários intervalos ao longo do ano:

Caminho do Evangelho: Uma História de Jesus (1973)

25. Gospel Road: A Story Of Jesus (1973)

Um entusiasta convertido ao cristianismo, Johnny Cash cavou em seus próprios bolsos para fazer este filme em locações em Israel. Ele aparece como narrador e suas canções fornecem a trilha sonora. O orçamento relativamente baixo forçou algumas soluções criativas para certas cenas: Jesus nunca está cercado por multidões, mas em vez disso, efeitos sonoros são usados ​​junto com a música para produzir a atmosfera certa. A esposa de Cash, também cantora, June Carter, interpreta Maria Madalena (e é a única atriz com falas).



O diretor Robert Elfstrom também dobrou na liderança. Embora agora ridicularizemos a imagem de um Jesus de cabelos claros e olhos azuis, era de rigueur em 1973, e Elfstrom é tão caucasiano que é positivamente nórdico. Não é o melhor filme sobre a vida de Jesus, mas a adição de alegre música country o torna agradavelmente original.


ComprarCaminho do Evangelho: Uma História de Jesusna Amazon.

A conspiração da Páscoa

24. A conspiração da Páscoa (1976)

Enquanto O código Da Vinci popularizou a teoria de que Jesus era casado, outra conspiração havia surgido décadas antes: e se Jesus “voltasse à vida” porque nunca tinha realmente morrido? Baseado em um best-seller de 1965, a trama gira em torno de uma droga que pode simular a aparência da morte. Apesar das advertências de seus discípulos sobre 'pregos enferrujados e ossos estilhaçados', Jesus está determinado a cumprir a profecia de um Messias que ressuscita dos mortos. Parece um pouco arriscado para mim, mas sempre achei que os filmes de terror mais assustadores são aqueles em que as pegadinhas dão errado.

Existem algumas reinterpretações interessantes (Jesus causando um tumulto no templo como um golpe pré-meditado, em vez de um transbordamento genuíno de indignação, Judas sendo amigo de Barrabás e tentando combinar todos os rebeldes para o máximo impacto), mas o próprio filme poderia ter feito com mais polimento. (E melhor elenco - João Batista é estranhamente idoso.) Jesus prega da maneira estridente de um evangelista irado da TV, sua mensagem de amor em conflito com seu rostinho mesquinho. (Desculpe, Zalman King.)


O Messias (2007)

23. O Messias (2007)

Mesmo o Jesus muçulmano iraniano não consegue escapar de ser loiro. Interpretado por Ahmad Soleimani Nia, esta é a história de Jesus contada a partir da perspectiva islâmica. Usando histórias do Alcorão e do Evangelho não bíblico de Barnabé, ainda temos o nascimento virginal e vários milagres, mas desta vez temos um final alternativo onde Jesus não é crucificado. Em vez disso, ele é salvo de seu destino por Deus, e o infeliz Judas se vê mudando “surpreendentemente no rosto e na fala para ser como Jesus” bem a tempo de os romanos prendê-lo. Pode não ter os maiores valores de produção, mas certamente é uma versão da história que eu não tinha visto antes na tela.

Não deve ser confundido com O Messias (1975), último filme dirigido por Roberto Rossellini e uma visão mais convencional de Jesus (interpretada pela adorável Pier Maria Rossi).

A maior história já contada

22. The Greatest Story Ever Told (1965)

AKA a história mais longa já contada. Esta é a sua velha escola genuína, épico bíblico de estrelas. A boa notícia: embora haja muitos tipos de estúdios de poliestireno que você conhece e adora nos filmes dos anos 1960, há também algumas fotos deslumbrantes da paisagem (principalmente de Utah) e bela iluminação.

As más notícias? Jesus é um pouco estranho. Abençoado com um corte de cabelo espetacularmente nerd (ou talvez hipster?), Ele fala no tipo de tom lento e sonoro que sugere que Max von Sydow está dando o seu melhor para ser reverente. Infelizmente, todo o efeito é bastante monótono e sem vida. O resto do elenco tem mais faísca. Meu momento favorito é a resposta inadvertidamente moderna de Herodes de 'Saia!' quando soube de milagres. Com um elenco repleto de estrelas, incluindo Charlton Heston, Sidney Poitier e John Wayne, é obrigatório para os cinéfilos com longos períodos de atenção.

VerA maior história já contadana Amazon.

O Evangelho de Nós

21. O Evangelho de Nós (2012)

Michael Sheen retorna à sua pátria neste ambicioso projeto: uma peça de paixão atualizada filmada em três dias nas ruas (e praias) de Port Talbot durante a Páscoa de 2011. Ele é o “professor” - um homem que aparece em uma praia, é batizado (leia-se: mergulhado nas ondas sem preâmbulo), e reúne muitos seguidores, apesar de não conseguir lembrar quem é. A área foi tomada por uma empresa chamada UTI, que está cada vez mais agressiva com o homem que lidera a rebelião da cidade e diz às autoridades “Eu os torno desnecessários”.

Surreal às vezes, lento, e deleitando-se com a atmosfera de uma pequena cidade, é um filme de vanguarda que não será para todos, mas tem momentos de grande encanto - não menos Jesus com um forte sotaque galês referindo-se a o clima como 'bonito'.

O filme de Jesus

20. The Jesus Film (1979)

Primeiros filmes sobre Jesus (como 1935 Gólgota ) tendia a mostrá-lo de uma distância respeitosa, com uma cara de pôquer séria o tempo todo. O filme de Jesus foi um dos primeiros a quebrar esse molde. Brian Deacon (usando uma prótese de nariz) é um Jesus bem falante com um lado alegre, rindo com vontade enquanto seu amigo coletor de impostos recém-convertido desenterra seu esconderijo secreto de dinheiro para pagar todas as pessoas que ele enganou.

Visualmente, é brilhante e fresco. Apesar de ter quase 40 anos, parece que poderia ter sido baleado ontem. É também um dos filmes mais culturalmente precisos. Por exemplo, a Última Ceia acontece no chão como a natureza pretendia, em vez de ser encenada como a pintura de Leonardo. Foi traduzido para mais de 1000 idiomas com centenas de outros a caminho, tornando-o o filme mais traduzido da história.

VerO filme de Jesusna Amazon.

O Divino Senhor J

19. The Greatest Story Overtold / The Divine Mr. J / The Thorn (1971/1974)

Geralmente não é um bom sinal quando um filme tem vários nomes e datas de lançamento, mas se você gosta de comédias irreverentes (de baixo orçamento), esta será a sua escolha. Bette Midler é uma mãe judia estereotipada em seu primeiro papel importante - do qual ela mais tarde tentou se distanciar, chamando-o de 'terrível'. (Infelizmente para ela, foi engenhosamente renomeado em homenagem a ela Divina Senhorita M álbum.)

O filme retrata João Batista como um exibicionista em um mac, José como um inventor malsucedido e Maria como particularmente ansiosa para que seu filho transforme mais água em vinho. O tom do filme pode ser resumido por Herodes “Antipasto” sugerindo que todos deveriam ir para sua cidade natal para pagar impostos, de modo que todos estivessem em casa “antes do Natal”.

A sátira baseada na religião estava aumentando: 1980 viu o lançamento de Totalmente Moisés com Dudley Moore e Marty Feldman’s Em Deus nós confiamos (ou Dê-me aquela religião do horário nobre ) E quem poderia esquecer o novo ícone da Igreja Católica, 'Buddy Christ' em Dogma (1999)?

ComprarO Divino Sr. Jna Amazon.

A Bíblia Visual: O Evangelho de João (2003)

18. The Visual Bible: The Gospel of John (2003)

Não relacionado com A Bíblia Visual: Mateus / Atos produção, esta apresenta narração de Christopher Plummer e Henry Ian Cusick como um Jesus infantil. (O elenco de um cara jovem e bonito como o messias também foi usado em 2014 Filho de Deus , que recebeu algumas críticas hilariantes e mordazes, apesar de estrelar “Hot Jesus” Diogo Morgado.)

Basear o filme no evangelho de João significa que podemos ver algumas sequências raramente filmadas, como Jesus lavando os pés de seus discípulos (muitas vezes cortada em favor de mais dança do ventre de Salomé). A Escritura que é esparsa em detalhes pode ser interpretada com imaginação, mas há uma desvantagem em se ater ao material de origem: é difícil filmar cenas com a narração 'então ele soprou nelas' sem cair na farsa.

VerA Bíblia Visual: O Evangelho de Joãona Amazon.

História de judas

17. Histoire de Judas / Story of Judas (2015)

O cineasta franco-argelino Rabah Ameur-Zaimeche estrela como Judas, além de escrever, produzir e dirigir esta brilhante produção francesa. Seu Judas é retratado não como um traidor mesquinho, mas como o melhor amigo que um sujeito poderia ter. É uma revelação que irá surpreendê-lo se você literalmente nunca viu um filme sobre Jesus antes, já que Judas sendo um mocinho incompreendido não é exatamente um novo tropo.

Nesta versão ligeiramente rebuscada da história, o discípulo caluniado é vítima de um escriba vingativo. No entanto, o filme é visualmente deslumbrante, com ruínas antigas e inúmeras cenas de deserto - e Nabil Djedouani é um Jesus atencioso e discreto.

ComprarHistória de judasna Amazon.

Jesus - o filme

16. Jesus - O Filme (1986)

O cineasta alemão Michael Brynntrup criou o conceito da produção e também interpretou Jesus nesta recontagem maluca de sua vida, que promete: “Quem vir este filme será salvo!”

Filmado em preto e branco, é composto por 35 partes, com contribuições de 22 cineastas diferentes. Cada diretor recebeu apenas os detalhes da cena imediatamente anterior ao segmento. À maneira de um jogo de festa bobo, eles podiam então permitir que sua imaginação fosse à loucura para criar a próxima parte da história. É uma interpretação bastante solta e peculiar. Por exemplo, começamos aprendendo que Jesus é um irmão gêmeo. (Joseph aos sábios: 'Peguem o pequeno e nós ficaremos com o grande.')

Em uma veia um tanto semelhante, a comédia negra satírica O manto do amor (dirigido por Adriaan Ditvvorst em 1978) também é dividido em segmentos, cada um baseado em pessoas que não seguiram um dos dez mandamentos.

VerJesus - o filmena Amazon.

Pilatos e outros

15. Pilatos e outros (1972)

O romance de Mikhail Bulgakov O Mestre e Margarita tem três histórias entrelaçadas: Satanás, disfarçado como um mágico de fala mansa em Moscou dos anos 1930, se infiltra no mundo dos cínicos ricos. Pôncio Pilatos luta contra sua consciência durante o julgamento de Jesus. Na Rússia, Margarita está determinada a salvar seu amante (um escritor frustrado) de seu próprio desespero. Comigo até agora?

Pilatos e outros está focado apenas na parte bíblica da história, mas adiciona uma reviravolta extra: o cenário agora é a Alemanha moderna. Pilatos acredita que Jesus é um homem inocente (embora um filósofo louco), mas isso é o suficiente para salvá-lo?

A seção bíblica também é recontada em Incidente na Judéia (1992) enquanto O Mestre e Margarita foi filmado várias vezes, incluindo curtas, animações e séries de TV.

Paixão de Cristo

14. A Paixão de Cristo (2004)

Filmes diferentes enfocam diferentes aspectos da vida de Jesus, e este se concentra em seu sofrimento físico. Há momentos de leveza espalhados por todo o filme, mas durante a maior parte dos 127 minutos de duração, simplesmente assistimos Jim Caviezel sendo espancado até virar polpa e depois crucificado. A violência cessa ocasionalmente para visões assustadoras de um Satan andrógino.

Na época, Mel Gibson era visto apenas como uma estrela de ação simplória, em vez de um idiota anti-semita, e os cínicos ridicularizaram a ideia de ele fazer um filme biográfico de Jesus no aramaico, latim e hebraico originais. Quem quer assistir isso? Er ... muitas pessoas, aparentemente. (Até o momento, é o filme de maior bilheteria nos EUA.)

Caviezel confirmou que irá reprisar seu papel como Jesus em uma sequência. Mel Gibson sugeriu que A ressurreição irá explorar o que Jesus fez enquanto estava morto, apresentando 'outro reino'. Poxa!

VerA paixão de Cristona Amazon.

A via Láctea

13. La Voie Lactée / A Via Láctea (1969)

O diretor Luis Buñuel, conhecido como o pai do surrealismo cinematográfico, foi criado com uma rígida educação jesuíta, resultando em uma obsessão vitalícia por Deus e pelos meios para criar alguns filmes memoravelmente malucos. A via Láctea mistura a história de dois vagabundos viajantes com vários personagens que discutem filosofia religiosa.

Claro, Jesus e sua mãe fazem aparições frequentes, proporcionando momentos absurdamente hilariantes. Ela recomenda que ele não se barbeie ('Você fica muito melhor com sua barba') e também vemos aquele momento raramente filmado nas escrituras em que Jesus cura um cego cuspindo em seus olhos.

Se você gosta de um filme menos profundo e significativo, mas igualmente bobo, de preferência um que pareça o esforço de alunos, tente Caçador de vampiros jesus cristo (2001) ou Ultrachrist! (2003).

VerA via Lácteana Amazon.

Rei dos Reis

12. King of Kings (1961)

Não deve ser confundido com o clássico silencioso de Cecil B. DeMille O rei dos Reis (1927), esta produção pródiga é talvez o épico bíblico por excelência, cheio de cenários incríveis, fantasias e cenas de batalha. Jesus mal consegue ver grande parte do filme - aproximadamente dois minutos são dedicados à cura de pessoas (muitas vezes lançando uma sombra sobre elas ou fixando-as com um olhar penetrante) e ele prega uma ou duas vezes.

Mas o que falta ao filme em devoção religiosa é compensado pelo entretenimento: a esposa e a enteada de Herodes, por exemplo, são tão deliciosamente más que não é surpreendente que consigam uma quantidade desnecessária de tempo na tela. Também temos uma nova teoria de por que Judas trai Jesus - sob pressão para produzir um líder rebelde que faça mais do que orar no templo, ele decide forçar a mão de Jesus e mandá-lo preso na esperança de que isso acenda um Carrie estilo de agitação.

VerRei dos Reisna Amazon.

Vida de brian

11. Monty Python’s Life of Brian (1979)

Inspirado na sugestão sarcástica de Eric Idle de nomear seu próximo filme Jesus Cristo - Desejo de Glória , os Monty Pythons viram o potencial cômico da Judéia do primeiro século. Brian (Graham Chapman) nasceu ao mesmo tempo que Jesus e acidentalmente adquire seguidores semelhantes a ovelhas.

Os Pythons insistiram que estavam satirizando a religião organizada, não o próprio Jesus. Idle explicou: “O que ele está dizendo não é ridículo, é uma coisa muito decente”. O sermão da montanha pode estar sujeito a erros ('Bem-aventurados os queijeiros?'), Mas Jesus também é responsável por curar um leproso (que agora está ingrato porque perdeu seu ganha-pão de esmola).

Há um certo humor negro em torno da prática de execuções públicas, e a polêmica sátira religiosa foi proibida por décadas em algumas partes do mundo. No entanto, vale a pena assistir apenas por John Cleese interpretando uma versão romana de Basil Fawlty supervisionando um apedrejamento ('Quem jogou isso ?!'), bem como forçar Brian a corrigir a gramática latina em seu graffiti.

VerVida de brianna Amazon.

Jesus de Nazaré

10. Jesus de Nazaré (1977)

Fornecendo a imagem clássica do filme Jesus, Robert Powell foi recomendado para o papel com base naqueles olhos penetrantes, que foram enfatizados com uma combinação de delineadores brancos e azul-escuros. O diretor Franco Zeffirelli queria um olhar místico, então Powell seguiu a tendência de não piscar definida por Max von Sydow. Ele foi tão convincente no papel que a tripulação supostamente parou de praguejar quando ele passou beatificamente nos intervalos para o chá.

Escrito por Anthony Burgess (de Laranja mecânica fama) e com um elenco de estrelas (Anne Bancroft, Laurence Olivier, James Earl Jones, Peter Ustinov ... você entendeu), toda a história é contada em detalhes - como era originalmente uma minissérie de seis horas, há muito tempo. Bem como as sequências usuais de vergonha da vadia patriarcal, é enfatizado pela primeira vez que os conhecidos homens de Jesus também o teriam trazido ao descrédito - ser amigo de um coletor de impostos NÃO era legal.

VerJesus de Nazaréna Amazon.

Joseph Fiennes em Ressuscitado

9. Ressuscitado (2016)

Ressuscitado tem um conceito atraente, vendo a crucificação e suas consequências através dos olhos de um soldado romano. Clavius ​​(Joseph Fiennes) está sob ordens estritas de Pôncio Pilatos para garantir que o corpo do Nazareno seja guardado para que ninguém possa roubá-lo e alegar que ele ressuscitou. Nem é preciso dizer que não sai conforme o planejado.

É uma visão fascinante da realidade da vida e da morte em 33 DC, e há alguns momentos de suspense enquanto Clavius ​​caça os discípulos e o corpo desaparecido. A cinematografia e os cenários romanos parecem incríveis e, como disse um crítico: 'É bom finalmente ver o Messias retratado por alguém que provavelmente receberia atenção extra em um aeroporto dos EUA pela Homeland Security.'

Soldados romanos vendo a luz tem sido um tema em filmes de Hollywood, como The Robe (1953) e o filme de 1987 (e remake de 2006) O inquérito .

VerRessuscitadona Amazon.

Filho do homem

8. Filho do Homem (2006)

O diretor Mark Dornford-May realmente aumenta o fator fofura nesta re-imaginação da vida de Jesus, colocando as crianças como os anjos e pastores e prolongando as cenas de Jesus como uma criança. A ação foi transplantada para a atual África do Sul, que funciona estranhamente bem. A estação de imigração para a qual Maria e José são convocados é um pesadelo burocrático, e há uma constante atmosfera de perigo, em um cenário de agitação política.

O Jesus adulto prega a importância da resistência não violenta, mesmo quando seu país está ocupado por um governo estrangeiro e, como ele aponta repetidamente, 'estão mentindo para você'. (Quando as leis do trabalho infantil são aprovadas, os preços dos remédios nos Estados Unidos e na Europa são manipulados e as pessoas simplesmente 'desaparecem'.) Essa reviravolta moderna em seus sermões não distrai da mensagem de unidade, mas a comunidade é posta à prova por sua morte. É um filme único que vale a pena assistir puramente por causa da GLORIOSA trilha sonora do canto tradicional africano.

VerFilho do homemna Amazon.

Trailer de Rooney Mara e Maria Madalena

7. Maria Madalena (2018)

Por fim, temos um filme em que Maria Madalena escapa das armadilhas enfadonhas e previsíveis de ser confundida com uma prostituta, adúltera ou WAG. Refrescantemente, ela é simplesmente uma seguidora de Jesus, assim como os caras. Rooney Mara é luminosa como uma jovem cuja bondade e força são evidentes desde o início. Recuando da banalidade do casamento e dos filhos, ela é instantaneamente fisgada quando conhece o pregador de que todos os habitantes locais estão falando e deixa sua antiga vida para trás.

O filme combina cinematografia deslumbrante com uma realidade terrena, desde os figurinos até a sensação palpável de pressão sobre o rabino mais procurado da Judéia. Mais uma vez, Judas é retratado como um discípulo dedicado que só quer que Jesus (Joaquin Phoenix) pare de perder tempo e comece a liderar sua rebelião, e a famosa rivalidade de Pedro e Maria chega ao ápice quando eles têm visões muito diferentes do legado de Jesus.

VerMaria madalenana Amazon.

feitiço

6. Godspell (1973)

John-Michael Tebelak escreveu Godspell como sua tese em 1970. Foi descoberto por produtores que contrataram Stephen Schwartz para compor uma nova trilha sonora e o resto é história. Com uma camisa do Superman e um afro admirável, Victor Garber interpreta Jesus, que inspira vários personagens a deixar para trás suas rotinas normais e redescobrir uma Nova York brilhante toda própria, em todos os tipos de roupas elegantes.

Com parábolas encenadas com entusiasmo infantil pelos jogadores e uma trilha sonora cativante, à primeira vista parece o tipo de musical brega que você pode gostar quando criança (mas fica envergonhado quando é pego assistindo por seu irmão mais velho e seu amigos e fingir que você realmente não estava nisso). É divertido, bobo e bobo, mas há algo no calor e na exuberância saindo da tela que o torna maior do que a soma de suas partes.

VerGodspellna Amazon.

A Bíblia Visual: Mateus

5. The Visual Bible: Matthew (1993)

Filmar um livro da Bíblia palavra por palavra é um negócio arriscado, especialmente quando se trata de longas listas de quem foi o pai de quem. Mas esta versão de 1993 de Mateus é FEITA pela atuação de Bruce Marchiano como Jesus. Em contraste com os severos messias do cinema de antigamente, ele é adorável e fofinho, e tão determinado a ser sorridente que mal consegue tirar o sorriso do rosto.

Ele sorri enquanto exorciza demônios, ele ri enquanto prega, ele gargalha enquanto está sob uma cachoeira. Ele e os discípulos gostam de tantas brincadeiras amigáveis ​​que estou surpreso que eles parem de se trocar com as toalhas no chuveiro. No entanto, Marchiano dá vida ao personagem de uma forma que poucos fizeram e faz com que as palavras freqüentemente recitadas pareçam naturais e espontâneas.

O Evangelho Segundo Mateus também foi feito por Pier Paolo Pasolini em 1964, proclamado no jornal da Cidade do Vaticano como o “melhor filme sobre Cristo já feito”.

ComprarA Bíblia Visual: Mateusna Amazon.

Jesus de Montreal

4. Jesus de Montreal (1989)

Os estudiosos da Bíblia irão apreciar a pura engenhosidade da maneira como os detalhes (e piadas) dos evangelhos foram perfeitamente inseridos neste comovente conto moderno de um grupo de atuação em Quebec. Com a tarefa de retrabalhar uma peça de Paixão, Daniel (Lothaire Bluteau) reúne um grupo de atores, salvando-os de uma vida de dublagens pornôs decadentes e comerciais degradantes. Seu desempenho como Jesus é um sucesso, mas a igreja está desconfortável com algumas das inclinações não convencionais que deram à história.

O teatro funciona como seu local de culto. Daniel causa o caos quando fica indignado com a manipulação de jovens atores forçados a se despir para um comercial de cerveja, enquanto sua trupe está determinada a abrir uma nova empresa idealista. Crescendo em popularidade, Daniel é informado que ele poderia ter toda a cidade a seus pés se ele aceitasse as oportunidades oferecidas a ele ... mas com as autoridades se aproximando, há o perigo de seu trabalho ser interrompido abruptamente.

ComprarJesus de Montrealna Amazon.

Jesus Cristo Superstar

3. Jesus Cristo Superstar (1973)

Começando a vida como um álbum conceitual de ópera rock escrito por Tim Rice e Andrew Lloyd Webber, o show de palco atingiu a Broadway em 1971. Foi filmado várias vezes: Rik Mayall apareceu como Herod em 2000, e o show de 2012 estrelado por Tim Minchin também foi lançado em DVD. Para mim, o original, com sua impressionante localização no deserto, é o melhor. Ted Neely faz um Jesus simpático, mas é Carl Anderson, como Judas, que rouba a cena. Embora a dança e os trajes sejam tão Pan’s People (uma trupe de dança britânica dos anos 60 e 70) que dói (no bom sentido), a música não perdeu nada de seu poder dinâmico.

O final pós-crucificação pretende ser ambíguo, mas ao ver as filmagens, o diretor Norman Jewison descobriu a aparência tênue de um pastor caminhando perto da cruz vazia e decidiu usar esta tomada casual para a cena final.

É um programa que nunca sai de moda, com John Legend aparecendo em uma versão ao vivo da TV americana para a NBC nesta Páscoa, junto com Alice Cooper como Herodes.

VerJesus Cristo Superstarna Amazon.

Willem Dafoe em A Última Tentação de Cristo

2. A Última Tentação de Cristo (1988)

“O que teria acontecido se Jesus o tivesse engarrafado?” é a premissa básica do romance de Nikos Kazantzakis de 1955, hollywoodizado pelo católico Martin Scorsese, cumprindo sua ambição de fazer um filme sobre Jesus.

Apesar de um aviso cuidadoso 'isso não é real' no início, a infâmia do filme levou a ataques aos cinemas e muitos se recusaram a exibi-lo, com várias locadoras de vídeo importantes seguindo o exemplo. Aparentemente, retratar Jesus tentado pela idéia de casamento era imperdoável. (Ironicamente.)

É uma pena que muitas pessoas evitem este filme por princípio, porque é fantástico, cheio de momentos do tipo 'Nunca pensei nisso' e uma vivacidade que faz com que versículos bíblicos bem usados ​​soem novos. Um roteiro atencioso e uma atuação arregalada de Willem Dafoe tornam fácil imaginar o quão insano o nazareno pode ter parecido.

Curiosamente, não é na isca da atração sexual que o Jesus de Dafoe está realmente focado, mas nos prazeres simples da vida familiar. Talvez seja a tentação mais insidiosa. Quem não prefere brincar com seus filhos a lutar com a natureza de sua própria divindade, lutar contra o sistema político e começar uma nova religião? É uma história totalmente convincente de um homem torturado pela convicção de que Deus tem um trabalho para ele que ele não quer.

VerA Última Tentação de Cristona Amazon.

O criador de milagres

1. The Miracle Maker (2000)

Programas de TV dos anos 90 Testamento: A Bíblia em Animação e Shakespeare: os contos animados já havia feito da animação stop-motion uma escolha popular para recontar velhas histórias. Aqui, ele foi usado para criar um filme delicioso que atinge em 90 minutos o que alguns épicos errantes deixam de fazer em várias horas. A atmosfera política da época é bem desenhada e os eventos são perfeitamente resumidos com um roteiro bem escrito repleto de parábolas e milagres.

Vemos os acontecimentos através dos olhos de uma jovem que tem um milagre nas mãos de Jesus (dublado por Ralph Fiennes). Ela observa enquanto o carpinteiro local se torna conhecido por seus ensinamentos espirituais e o estabelecimento fica desconfiado de uma potencial explosão política.

Para um filme infantil, há uma quantidade surpreendente de insights inteligentes sobre os sentimentos e motivações dos personagens. Também é feito lindamente, comovente e engraçado.

VerO criador de milagresna Amazon.

Menções honrosas:

Livro da vida(1999): É um pouco confuso, mas há alguns grandes momentos no conto de Hal Hartley sobre Jesus tendo dúvidas sobre o dia do julgamento - e dizendo a Satanás 'não é que você seja tão desprezível, é apenas que você é tão incrivelmente banal.'

Civilização(1915): Uma das primeiras vezes que Jesus foi retratado em filme, ele apareceu a um inventor de submarino para instá-lo a promover a paz, não a guerra.

O jovem messias (2016): Infelizmente, mostrar Jesus como uma criança parece um pouco Presságio -ish, especialmente quando ele começa a fazer truques sobrenaturais. Baseado no romance de Anne Rice Cristo Senhor: Fora do Egito , levanta a questão interessante de quanto o jovem Jesus entendia de seu lugar no mundo.

Jesus(1999): Recontagem padrão dos evangelhos, com Debra Messing como Maria Madalena e Gary Oldman saboreando seu papel como Pôncio Pilatos.

Últimos dias no deserto (2015): De tirar o fôlego, esta é uma visão alternativa dos 40 dias que Jesus (Ewan McGregor) passou no deserto. Infelizmente, só chia quando Satanás (também McGregor) está na tela e criticando a metodologia de Deus.